26 / 09 / 17

Delegação da União Europeia no Brasil e Apex-Brasil lançam mapa bilateral de investimentos.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Delegação da União Europeia no Brasil lançaram na última quinta-feira, 21/09, o Mapa Bilateral de Investimentos Brasil – União Europeia. O documento foi construído a partir de dados oficiais e informações de investimentos estrangeiros diretos anunciados com o histórico recente da relação de investimentos entre o país e a União Europeia.

A análise dos investimentos realizados entre 2006 e 2015 demonstrou que Brasil e União Europeia possuem um longo relacionamento comercial, com robustos investimentos bilaterais em setores como mineração, agronegócio, produção de bens e serviços de alto valor agregado.

Em 2015, o estoque de Investimento Estrangeiro Direto (IED) da União Europeia no Brasil chegou a € 327,1 bilhões. Com isso, em termos de estoque com origem no bloco europeu, o Brasil foi o terceiro destino fora da União Europeia (atrás dos Estados Unidos e Suíça) e o primeiro entre países dos BRICS e da América Latina. Ainda em relação a esse quesito, a economia brasileira representou 48,5% do total de IED europeu destinado à América Latina e a 81% quando se avalia o Mercosul.

O Mapa mostra também que o Brasil se destaca na comparação com as demais economias dos BRICS. O estoque de IED da União Europeia no Brasil foi 1,14 vezes maior que na China (incluindo Hong Kong), 1,9 vezes maior que na Rússia, 4,2 vezes maior que na África do Sul e aproximadamente 6,4 vezes maior que na Índia.

Para o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, o investimento europeu no Brasil é altamente significativo, o que representa um indicador da riqueza do relacionamento do país e a Europa como um todo. “O Brasil tem uma relação tradicional com a União Europeia e recebemos investimentos de lá desde o século XIX. O estudo mostra que 55% dos investimentos estrangeiros no Brasil até 2015 vieram da Europa e nós recebemos 50% dos investimentos europeus na América Latina”, destacou Jaguaribe.

Além de demonstrar o tamanho da integração econômica entre as duas regiões, o estudo tem como objetivo subsidiar formuladores de políticas públicas que favoreçam as relações entre o Brasil e a União Europeia com objetivo de promover o desenvolvimento econômico de ambos através da inovação, da sustentabilidade ambiental e da geração de empregos. O levantamento busca ainda ajudar a investidores com informações úteis para as suas estratégias de investimentos.

Embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, acredita que o Mapa será muito útil para a fundamentação de decisões de políticas públicas e também dos empresários, uma ferramenta para conhecer o panorama das relações entre Brasil e União Europeia que não existia no passado.

“O estudo demonstra claramente uma textura muito rica do relacionamento econômico e as possibilidades de aprofundar ainda mais esse relacionamento. Um dos méritos do estudo que surpreenderá muita gente é mostrar que o Brasil também é um grande investidor na Europa. É uma relação equilibrada e isso propicia ambiente favorável para um acordo comercial”, avalia Cravinho. Também participaram do evento a diretora de Negócios da Apex-Brasil, Márcia Nejaim, e representantes dos Estados Membros da União Europeia.

Fonte: APEX-Brasil

26 / 09 / 17

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *