02 / 04 / 18

Estudo inédito apresenta dezenas de oportunidades no Canadá para exportadores brasileiros.

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) lançou, no dia 28 de março, em São Paulo, os guias Oportunidades Canadenses para Exportadores Brasileiros, que reúnem cerca de 250 produtos com potencial para abertura ou ampliação de mercado no Canadá e no Brasil.

O mapeamento inédito é resultado do cruzamento de dados oficiais do Sistema Harmonizado (HS), importações totais, ranking das importações, concentração de mercado, origem das importações, tamanho de mercado e estudos do Euromonitor International. Para tornar o estudo ainda mais completo, a equipe de Inteligência Comercial da CCBC avaliou as principais empresas e marcas, impostos e regulamentação.

Não integram o levantamento commodities e produtos líderes na balança comercial entre os dois países, como alumina calcinada e açúcar, no caso das exportações brasileiras, e cloretos de potássio e hulha betuminosa, no lado das importações. “Nosso objetivo foi revelar as oportunidades existentes para as pequenas e médias empresas”, afirma Paulo de Castro Reis, diretor de Relações Institucionais e Negócios da CCBC.

Além de grande importador, o Canadá possibilita acesso a outros países. O Brasil, por sua vez, é um dos maiores mercados globais. “Esperamos com este trabalho contribuir para incrementar as relações comerciais entre ambos”, afirma Castro Reis.

Tanto o Canadá quanto o Brasil vêm, nos últimos anos, ampliando seus parceiros internacionais. O fluxo comercial entre os dois países, que ficou em torno de US$ 4,5 bilhões em 2017, deverá crescer com a assinatura do acordo comercial entre o Canadá e o Mercosul – as negociações foram formalmente iniciadas neste mês.

Fonte: CCBC

02 / 04 / 18

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *