12 / 04 / 18

Parlamentares europeus conhecem mais sobre o agro brasileiro que cresce de forma consistente.

Uma comissão de representantes do Parlamento Europeu foi recebida no dia (03) deste mês, pelo ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que estava acompanhado do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, e do presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins, com o objetivo de conhecer melhor a agropecuária brasileira.

Por mais de três horas eles tiveram informações sobre como o Brasil passou, nos últimos 40 anos, da condição de grande importador para um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. Em sua apresentação, o ministro Blairo Maggi fez questão de ressaltar que o Brasil não oferece nenhum subsídio aos produtores do país e que, mesmo assim, a agropecuária vem crescendo de forma consistente.

O ministro reafirmou o discurso da sustentabilidade, apresentando os números da Embrapa Territorial, que revelam que mais de 65% do território brasileiro é preservado por florestas naturais. Disse que mais de 20% desse total é de responsabilidade dos produtores rurais, que têm procurado manter preservados justamente os locais próximos às margens de rios.

O ministro falou ainda sobre a divisão existente no Brasil entre a agricultura familiar e a empresarial. Observou que, no caso dos pequenos produtores, eles contam com políticas públicas específicas e que a agricultura familiar responde apenas por 16% do que é consumido internamente.

Em relação à fiscalização dos produtos brasileiros, o ministro revelou ter feito algumas mudanças na inspeção do Mapa e garantiu que os fiscais têm trabalhado para garantir a qualidade dos produtos brasileiros, tanto para o consumo interno quanto externo. Maggi afirmou que a operação Carne Fraca foi uma mostra de que as instituições no Brasil funcionam de forma democrática e independente.

Pesquisas 
Na apresentação aos parlamentares europeus, o presidente da Embrapa disse que a mudança de paradigma brasileiro na agricultura deveu-se em grande parte a investimento em pesquisa. Ele falou sobre os desafios enfrentados pelo país para desenvolver a produção agropecuária, como a transformação do solo do cerrado brasileiro de fraco e muito ácido em área fértil. Outro grande desafio de pesquisadores da Embrapa foi tropicalizar a agricultura no país. Maurício Lopes disse que algumas culturas, embora sejam típicas de regiões temperadas, hoje são produzidas em áreas de clima tropical graças ao zoneamento climático e ao melhoramento genético das plantas.

“O zoneamento agrícola de risco climático permite ao agricultor escolher a melhor cultura para plantar, na melhor área e no melhor momento. Atualmente, 45 culturas são totalmente zoneadas no Brasil”, afirmou Lopes.

Já o presidente da CNA anunciou a criação de uma plataforma que foi desenvolvida para rastrear os animais produzidos pelos pecuaristas brasileiros. “Essa plataforma foi solicitada pelo Ministério da Agricultura e, a partir dela, teremos condições de rastrear qualquer animal produzido no Brasil”, garantiu. João Martins revelou ainda que a entidade tem projetos de levar assistência técnicas a mais de 500 mil pequenos produtores sem a necessidade de usar recursos públicos.

Fonte: http://www.agricultura.gov.br/noticias/parlamentares-europeus-conhecem-mais-sobre-o-agro-brasileiro

12 / 04 / 18

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *