27 / 09 / 17

Associação FindBrazil participará da missão comercial do Estado de Minas Gerais na Holanda.

A missão do Estado de Minas Gerais para a Europa começará na Holanda, parceiro local e ponte logística com toda a Europa. O país é porta de entrada para o continente e já é um dos maiores destinos dos produtos mineiros. “Em termos de logística e de empresas holandesas que atuam no mercado europeu, a Holanda é uma porta de entrada através de grandes revendedoras. É importante que o empresário, antes de ir, leia sobre a história local, sobre o mercado consumidor, e entenda melhor a cultura, o comprador, o consumidor”, diz Willem Moraal, representante adjunto do Escritório Holandes de Apoio aos Negócios (NBSO). A missão conta com o apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos, da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, do Setor Comercial da Embaixada do Brasil em Haia e da Associação FindBrazil.

A segunda parada da comitiva mineira é a maior feira de alimentos do mundo. A Anuga acontece a cada dois anos e reúne cerca de 160 mil visitantes e de 7 mil expositores de todo o mundo. No evento, o INDI não trabalha com exposição em estande, mas oferece visitas qualificadas e previamente agendadas com potenciais compradores na feira. “A palavra é personalização: na missão, nós vendemos a empresa mineira. Oferecemos uma estrutura de apoio no Brasil e na Europa, e procuramos gerar negócios de forma personalizada para as empresas”, explica Ivan Pinto, gerente de promoção comercial do INDI.

Equipes especializadas do INDI irão trabalhar com estudo de mercado e com a inserção de produtos mineiros no mercado europeu. Ainda do Brasil, serão feitos estudo e preparação dos produtos, com a produção de um catálogo bilíngue com o perfil da empresa, direcionado ao parceiro local na Europa. A comitiva mineira sai do Brasil com um portfólio das empresas participantes. Na Europa, a missão contará com consultorias especializadas nas redes de negócio local, responsáveis pelo matchmaking – cruzando a oferta mineira com a demanda europeia. “O objetivo é criar um ambiente no qual a empresa, quando chegue lá, converse com um importador que já conhece e entende o produto, com interesse prévio”, afirma Ivan.

Missão Gastronomica

Outra âncora da missão é a promoção dos produtos mineiros a partir de ações gastronômicas. Para que o importador europeu possa conhecer o uso e o potencial dos produtos, chefs mineiros participam de eventos de relacionamento. “Estamos trazendo a gastronomia para dentro da promoção de exportação na cadeia de alimentos e bebidas. Muitas vezes o mercado de destino conhece pouco os nossos produtos, e pode ter mais facilidade de desenvolvimento e compreensão quando eles são harmonizados e apresentados junto à própria amostra”, explica Cristiane Serpa, presidente do INDI.

Na Missão MG na Europa, o INDI trabalha junto à Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e ao Programa Mais Gastronomia, que comporta o espaço Mineiraria. “A Mineiraria não pode ficar apenas localizada na capital. Ela tem que ir para fora dos limites do estado, e é o que temos feitos com diversos projetos. Essa missão tem todo o potencial de transformar não só a gastronomia, mas também produtores, produtos e os empresários, tornando-os mais competitivos em novos mercados”, afirma Fernanda Machado, diretora de Fomento à Indústria Criativa da Codemig. A Codemig é uma das gestoras do Programa Mais Gastronomia.

Fonte: INDI / Associação FindBrazil.

27 / 09 / 17

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *