31 / 10 / 18

Empresas brasileiras e Associação FindBrazil participam em Cuba da feira multissetorial FIHAV

As relações políticas e comerciais entre Brasil e Cuba passam por um momento de muita prosperidade, o que torna o país caribenho um ótimo destino para os produtos brasileiros. As relações diplomáticas entre os dois países foram abertas em 1906, poucos anos após a independência de Cuba. Desde então, o relacionamento com o país insular passou por vários momentos de altos e baixos, como o reconhecimento do governo revolucionário cubano em 1959, a condecoração de “Che” Guevara no governo Jânio Quadros e o rompimento das relações diplomáticas em 1964, com retomada somente em 1986. Apesar disso, os países têm se aproximado cada vez mais durante a última década.

Sobre as relações Brasil-Cuba, cabe mencionar as obras de modernização do Porto de Mariel, executadas por empresa brasileira auxiliada pelo fundo de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na exportação de bens e serviços nacionais. A iniciativa do governo brasileiro teve papel primordial para a inserção dos cubanos na economia global e para a geração de empregos diretos, indiretos e induzidos no território brasileiro, que foram cerca de 156 mil de acordo com a empresa responsável pela construção do primeiro porto terminal de contêineres do Caribe. Com efeito, outro efeito da obra foi o aumento do alcance do comércio e da área de influência do Brasil.

Com o objetivo de explorar novas frentes e identificar tendências, a Associação FindBrazil e dezenas de empresas brasileiras estarão participando do evento que será realizado entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, em Havana. A feira é considerada a mais importante em Cuba, sendo realizada anualmente desde 1983 e tem caráter multissetorial. O Brasil é o terceiro maior fornecedor de produtos importados de Cuba. Em 2017 os empresários brasileiros declararam ter gerado cerca de US$ 137 milhões em negócios na feira.

FIHAV 2017

FIHAV 2017

Cuba é um tradicional comprador de produtos brasileiros industrializados, tendo como destaques na pauta complexos como máquinas e equipamentos, alimentos e bebidas, higiene e cosméticos, casa e construção e moda. Do total das exportações brasileiras à ilha, 61% são produtos industrializados. A economia cubana vem se abrindo para o mundo nos últimos anos e criando mecanismos de incentivo ao investimento estrangeiro, o que abre diversas possibilidades de negócios, integração e parcerias com o Brasil. Há uma variedade de produtos que os empresários brasileiros podem exportar para Cuba, como óleo de soja; grãos; carne de frango; produtos de confeitaria, sem cacau; autopeças; máquinas e aparelhos agrícolas; móveis; produtos cerâmicos; calçados; confecções; produtos de higiene e cosméticos; produtos farmacêuticos; e produtos químicos orgânicos.

A Associação FindBrazil estará promovendo a preparação das empresas que tenham interesse em participar da feira, compartilhando estudos, informações sobre oportunidades no mercado cubano e instruções sobre negociações no país. Para maiores informações entrar em contato através do email info@findbrazil.org

Fonte: Associação FindBrazil.

31 / 10 / 18

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *