05 / 11 / 18

Empresas paraenses concluíram ontem a participação no Salon du Chocolat em Paris

Uma delegação de 11 empresas paraenses participou da 24ª Missão Comercial ao Salon du Chocolat, um dos mais importantes eventos do setor, que aconteceu de 30 de outubro a 04 de novembro, em Paris, França. No Pará, a missão foi coordenada pela FIEPA, por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN), e Governo do Estado.

Segundo Cassandra Lobato, coordenadora do CIN Pará, a missão é direcionada a empresários do setor do chocolate e da cadeia do cacau, especialmente micro, pequenas e médias empresas. “O principal objetivo foi de promover negócios, estabelecer parcerias e melhorar a competitividade por meio do acesso a novos conhecimentos e tecnologias, competências e tendências de consumo e mercado”, explica. Durante todo o período da missão, os participantes contaram com acompanhamento técnico, apoio de intérpretes e inserção no catálogo de expositores da feira.

O Salon é considerado um dos mais importantes eventos do mundo para o setor de chocolates refinados e diferenciados. Além da feira, foram realizados seminários, conferências e ações de degustação. O público aproximadamente foi de 27 mil pessoas, de 16 países, em um espaço de 20 mil metros quadrados, com exposição de chocolates, pastelaria, confeitaria e países produtores de cacau, juntamente com os maiores chefs, confeiteiros, designers e especialistas do setor. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer experiências bem-sucedidas de outros empresários e participar de uma agenda de eventos que incluiu workshops, visitas técnicas, encontro com especialistas, seminários, rodadas de negócios, além de acesso a informações sobre embalagens, novas tendências de sabor, formação de preço entre outros.

A edição de 2017 gerou US$ 6.325 milhões em negócios e contou com 24 empresas brasileiras produtoras de chocolate gourmet e Premium, assim como de amêndoas cacau e certificações, com exposição de produtos em estande coletivo. No Pará, 10 empresas participaram do evento em 2017.

É o caso da empresária Luciana Centeno, da fábrica de chocolates artesanais Nayah, localizada em Belém e que utiliza produtos regionais na sua produção. Com o apoio do CIN Pará, ela participou da edição de 2017, o que representou um marco para a entrada da empresa no mercado internacional. “Participar de um evento internacional é fundamental para conhecer novas experiências do setor praticadas por outros países, outras culturas, além de ajudar na formação de preços voltada especificamente para o mercado internacional. Foi uma experiência única, uma oportunidade de conhecer e interagir com este cliente, para entender o que eles precisam e qual a melhor forma de atendê-los”, explica a empresária.

A missão foi uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria, por meio da Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), com o apoio da Apex-Brasil, Sebrae, Enterprise Europe Network (EEN), Câmara de Comércio Francesa (CCI) e da Embaixada do Brasil na França.

Fonte: FIEPA.

05 / 11 / 18

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *