21 / 05 / 19

Mourão visita o Líbano e promete apoio para acordo de livre comércio com o Mercosul

São Paulo – O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, foi recebido pelo presidente do Líbano, Michel Aoun, na sexta-feira (17), em Beirute, e prometeu apoiar o país árabe para o estabelecimento de um acordo de livre-comércio com o Mercosul. A informação foi divulgada no Facebook oficial do presidente libanês em árabe.

Desde 2014 o Líbano tem conversas para um acordo com o bloco. Lideranças libanesas já discutiram o tema com representantes de governos anteriores do Brasil e o ministro de Estado para o Comércio Exterior do Líbano, Hassan Mourad, esteve no Brasil no começo de maio e falou sobre o assunto novamente com autoridades locais.

Segundo as informações divulgadas por Aoun, durante o encontro com o vice-presidente brasileiro foi assinado um memorando de entendimento sobre o acordo. Assim como o Líbano, outros países árabes já manifestaram a vontade de ter um tratado de livre-comércio com o Mercosul, mas o único que já o possui é o Egito.

No encontro com Mourão, Aoun também pediu apoio do Brasil para uma iniciativa libanesa, a criação da Academia Humana para a Convivência e o Diálogo, para fazer do Líbano um centro internacional de diálogo entre diferentes religiões, culturas e etnias. O vice-presidente falou que o Líbano pode contar com o apoio do Brasil, segundo as informações divulgadas na rede social do presidente libanês.

Na reunião, Aoun disse que Brasil e Líbano têm relações históricas e humanas e citou como fator de união entre os países o acolhimento que o Brasil deu a oito milhões de imigrantes libaneses. Ele também agradeceu o trabalho da Marinha do Brasil no Líbano. O País comanda a força naval da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil), que tem como objetivo garantir área livre de armas na fronteira com Israel.

Mourão também tinha na agenda oficial, na sexta-feira (17), uma visita à Fragata União, que é a embarcação usada pela Marinha do Brasil em seu trabalho no Líbano. O vice-presidente brasileiro fez uma parada no país árabe em sua viagem com destino à China, onde se encontra atualmente. Na volta, ele deve passar pela Itália.

Brasil e Líbano tem relações políticas e diplomáticas de longa data, mas o comércio entre os países não é muito volumoso. O Brasil teve receita de US$ 270 milhões com exportações ao país árabes no ano passado, com vendas principalmente de carnes, cafés, animais vivos, cereais e açúcar. O Líbano fez vendas de apenas US$ 27,5 milhões ao mercado brasileiro em 2018, quase tudo em fertilizantes.

(*) Com informações da ANBA

Fonte: Comex do Brasil

 

21 / 05 / 19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *