19 / 12 / 19

Exportação brasileira de suco de laranja cresce 54%

São Paulo – O Brasil exportou 535.714 toneladas de suco de laranja de julho a novembro, os cinco primeiros meses da safra atual, um aumento de 54% sobre o mesmo período do ano passado. Em receita, as vendas somaram US$ 921 milhões, um crescimento de 39% na mesma comparação, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (18) pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (Citrus BR).

O diretor-executivo da associação, Ibiapaba Netto, disse, de acordo com nota da entidade, que a safra 2019/2020 está prevista em 385 milhões de caixas de laranja, uma das maiores dos últimos 10 anos. “Com um volume grande de laranja para processar é natural que nesta época do ano haja movimentação de estoques do Brasil para os destinos finais, para ter o produto disponível para a venda e para liberar espaço nas unidades brasileira”, afirmou.

Ele acrescentou, porém, que ainda não é possível determinar quanto deste crescimento é decorrente da movimentação de estoques e quanto é reflexo do aumento da demanda.

Segundo a associação, as exportações para a União Europeia, maior mercado do Brasil, subiram 59% em volume no período. Para os Estados Unidos, segundo principal destino, houve um avanço de 36%. O Japão comprou 86% mais e a China ampliou as importações em 97%.

Para os países árabes, as exportações de suco de laranja somaram US$ 3,7 milhões de julho a novembro, um recuo de 22,6% em relação ao mesmo período de 2018, de acordo com dados da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Foram embarcadas 1.821 toneladas, uma queda de 20,6% na mesma comparação.

19 / 12 / 19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *